No recinto do quintal da Radio Comunitária Ponta d` Agua, o dia de hoje, 22 de julho foi para os beneficiarios do projeto Viva Idosos, mais um momento de muita alegria, convivio e partilha de conhecimentos.
Como sempre logo pela manha, inicia recolha a domicilio por diversas zonas da capital. Incansável e muito paciente, a coordenadora do projecto Silvana Semedo ajuda os idosos a se arranjarem, estes muitas vezes a memoria já não ajuda tanto a recordar, ainda estão sem se vestir.
A chegada na sede (RCPA), os que estavam durmindo acordam com o “BOM DIA” do sr Carlos, querido ‘’Carlitos” caso não estiver presente todos já se apercebem sua falta, porque já se sente tão avontade com a equipa que diariamente os recebem com o habitual e caloroso um abraço, muitas vezes parece raro no seio da familia.
Sara, nossa estimada enfermeira toda preparada para animar os idosos e munida do seu equipamento de controlo de tensão arterial e ja se prepara para aconselhamentos e recomendações caso a maquina acusar um valor para alem do normal.
Na véspera do esperado lançamento do projecto Viva Idosos, os beneficiários são informados do ato. Expectantes cada um imagina o seu traje de ‘’gala’’ para que também se sintam a rigor para o grande dia 24 de julho.
Sem mais demora, o momento agora é reservado a dinâmica a cargo da Sara que trouxe flores (rosas que encontrou no jardim do Liceu Domingos Ramos no Plato). Divididos em três grupos, os elementos foram convidados a fazerem o que quisessem com as rosas. O objetivo era cuidar daquilo que é nosso. Cuidar da saúde, da amizade.
Conhecedora do assunto, Sara aproveita para orientá-los e aconselhá-los a se cuidarem mais da saúde, tomando os medicamentos a hora certa sem se desleixarem.
Para terminar, é agora hora do brinde á vida, á amizade, á saúde. De copos nas mãos, animados o grupo brinda com sumo Compal, oferta do sr. Mimoso, (beneficiário) muito generoso, sempre muito amável.
D. Zita, nossa avó, a mais pequena em estatura, mas o coração cabe o mundo inteiro. Nas mãos e a banar um papel branco com uma oração de família, sugerindo a reza, proposta aceite prontamente.
As atividades do dia estão quase a
chegar ao fim, é momento do abraço, sem receio porque o grupo já se conhece e estão
mesmo a sentirem à vontade.
Muito próximo do fim, Sara um pouco
preocupada não os deixem sair sem antes medir de novo a pressão arterial
daqueles que acusaram um valor mais alto.
O momento é reservado ao lanche, com
deliciosos filhoses e chá confecionado pela nossa tia Francisca, sempre no
ponto a açúcar e gordura, ela já sabe que não se deve exagerar.
Perto das dezasseis horas, os idosos
se preparam para regressarem as suas residências. Alguns já muito cansados,
aguardam anciosos a chegada á casa, embora outros ainda têm de cuidar dos netos muitas
vezes também dos filhos.
A Comunidade de Sant’Egidio também acredita que é indispensável criar uma rede para tutelar os idosos e a amizade jovens & Idosos é fundamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário