Um dos objectivos principais do projecto Viva Idosos, iniciativa do Movimento Jovens pela Paz, é valorizar o idoso e fazê-lo sentir amado e útil para a sociedade. Por outro lado promover relacionamento saudável entre as crianças, jovens e a pessoa idosa.
Este objectivo é primeiramente experimentado dentro da equipa do projecto. Na primeira visita, ou contacto, a impressão é que os idosos e a equipa já se conheciam.
A forma como os jovens do projecto é acolhido pelos idosos é impressionante. A amabilidade, atenção cativa a equipa no primeiro momento, dai por diante a conversa, o encontro flui de forma espontânea e natural, como se tratasse de uma família, embora seja isso mesmo, porque os laços desenvolvido torna-se forte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtW6YrP0biFw-pGR1-S-pTiuE3dZSv5rw_v5W7mzL5LLu4gcSTqHJcRvq8cuSwaPI0Yk8UbnfrqjTH7U0AGHTtaFXCk78exHYsDJ2EXBCMxZBgts4ouC7JJ_ktSoKjHkWUo-V1i4pcuO9m/s200/Silvana+Sara.jpg)
Entretanto para chegar ao idoso, o caminho nem sempre é fácil ou confortável. As dificuldades existem mas não há barreiras que os impedem de chegar.
O sol abrasa, a pele queima, o caminho muitas vezes é de terra abatida, mas o amor é o que move a equipa. O sorriso, a alegria do idoso é a maior recompensa. Respeitar o idoso é valorizar a vida.
O primeiro passo é eliminar o preconceito, pois o país que envelhece precisa dar dignidade às pessoas idosas.
É preciso disseminar a valorização dos idosos como pessoas que contribuem e, simultaneamente, aceitá-los como pessoas normais.
Por Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário