“Cada um de nós é um potencial idoso” foi tema de conversa da roda de reflexão realizada na manhã desta quinta-feira por um grupo de entidades e pessoas singulares que lidam com idosos na ilha de Santiago.
O encontro serviu para debater questões pertinentes ligadas a esta classe que representa 6 por cento (%) da população cabo-verdiana frisando o fortalecimento das experiências de serviço aos idosos e constituir uma frente "multisensorial" para defender de forma “harmonizada e humanizada” a pessoa idosa.
O projecto Viva os Idosos que já segue na terceira fase, tem como promotor o Movimento Jovens pela Paz. Trata-se de um projecto com responsabilidades social nomeadamente na valorização da pessoa idosa, e daí o motivo a participação em massa da equipa na Roda de Reflexão intitulada “Cada um de nós é um potencial idoso” promovida por instituições que lidam com idosos.
A apresentação feita pela psicóloga do projecto Vitória Monteiro que veio acompanhando os integrantes desde da primeira fase.
A falta de condições financeiras e recursos humanos especializados na área, dificuldades no transporte de idosos foram as barreiras mais apontadas pelas instituições.
A Covid 19 veio colocar a nu cada vez mais as fragilidades dos idosos por esse motivo durante o encontro os presentes fizeram um parente onde debruçarem sobre como servir a pessoa idosa em contexto de pandemia - limitações e respostas encontradas.
O isolamento, a solidão e a depressão foram os maiores problemas encontrados nos idosos na sequência do surgimento do novo coronavirus.
Algumas propostas saídas do encontro foram a criação de um caderno da pessoa idosa, igualmente de uma rede das instituições que trabalham com a terceira idade no sentido de fortalecer ainda mais e incentivar o Governo na criação de políticas direccionadas a esta população.
A iniciativa roda de Conversa: Cada um de nós é um potencial idoso” pretende ser um espaço de debate e partilha mensal entre as partes com responsabilidades nos idosos a fim de fortalecer uns aos outros no serviço aos idosos com gestos, palavras e políticas.
O encontro que teve lugar na sala de reuniões do Ministério da Saúde contou com várias instituições, entre elas o Movimento Jovens pela Paz na qualidade do projecto Viva os Idosos, Comunidade Sant´ Egidio, Cruz Vermelha, Associação Nôs Saúde, Câmara Municipal de São Domingos, incluindo a coordenadora responsável pela Direcção Nacional da Saúde do Idoso, enfermeira Natalina Silva, entre outras pessoas singulares lidam com os idosos.
Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário