Idosos da comunidade de Alto Safende integrantes do projecto Viva os Idosos, iniciativa do Movimento Jovens pela Paz, receberam na tarde deste sábado, 21, a honrosa presença do Padre Ângelo Romano, membro da Comunidade Sant Egídio na Itália, ondes trocaram vivências.
O encontro com os idosos teve como foco a Covid 19, pandemia que afectou o mundo, não excluindo a Itália onde a experiência foi catastrófica com maior incidência nos idosos, grupo de maior risco.
Segundo a BBC, O perfil da maior parte dos mortos relacionados ao novo coronavírus na Itália, o segundo país mais afetado até agora pela pandemia, se assemelha aos da China, epicentro do novo vírus: os efeitos são particularmente fortes nos idosos do sexo masculino que já conviviam com alguma doença.
Na Itália, contudo, diante da população idosa proporcionalmente maior, a taxa de mortalidade da doença causada pelo vírus, a covid-19, chegou em março a 7,7%, enquanto o índice chinês médio foi de 2,3%.
Conforme os dados do Ministério da Saúde Italiano que monitora a emergência nacionalmente, a média de idade dos italianos infectados pelo coronavírus é de 63 anos, sendo que 60% deles são do sexo masculino.
Apesar de ainda não haver dados oficiais sobre o numero de idosos vitimas mortais em Cabo Verde, a tendência é a mesma, sabe- que a maioria dos óbitos se fixou na população idosa.
Após ouvir as experiências do projecto Viva os idosos, o sacerdote ressaltou a importância dos jovens no cuidado com os idosos, sobretudo no que toca as medidas em virtude do novo coronavírus.
A Comunidade de Sant’Egidio, è uma comunidade cristã nascida em Roma em 1968 logo após o Concílio Vaticano II, por iniciativa do Andrea Riccardi, num liceu no centro de Roma. Ao longo dos anos tornou-se uma rede de comunidades que, em mais de setenta Países do mundo, focando nas periferias e nos “periféricos”, reúne homens e mulheres de toda idade e condição, unidos por um laço de fraternidade, pela escuta do Evangelho e pelo compromisso voluntário e gratuito em prol dos pobres e da paz.
O Movimento Jovens pela Paz – JxP” é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Santo Egídio, um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade.
Por Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário