![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnbHrY6DErZu8ZXz412wYsoId7F1diJCqiS2fEIRx2abrW6GaYEvpGdUISK5xoV0bJj0rika1Yeo684CuhSC6I4Vksp0Xb0jP6N0p5f9QJ8fLwNClt2Bkoj1vDEC3nKfOtlwAnT_90GMCh/s400/equipa+VI.jpg)
A segunda fase do projecto Viva Idosos que teve inicio este sábado terá maior dimensão com duração de seis meses e contará com cerca de 50 idosos das zonas de Calabaceira, Safende, Ponta d´Água, São Filipe, Achada Mato, Achadinha Pires e Vila Nova.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM_x7IMPA6bE8YUul-NzRga5Ijemea_4C1AiJZTcdubP_btEKEeB1FQm7QbrOVBjMarCW8jLforEDHLEKllOnTR-19cOuGbP2tjVRD0E6JTLAVplQbMnKV9kEbJV-WHKzGfkHGf3PzCBM0/s200/Eferm+sara+medindo+glicemia.jpg)
Tendo em conta a situação da pandemia da Covid 19, as actividades iniciaram numa primeira abordagem com visitas domiciliárias incluído avaliação física e clínica dos beneficiários.
Recolha de informação sobre o estado de saúde física e mental dos idosos, entrega de equipamentos de protecção e orientações sobre o uso de mascaras e álcool gel e encaminhamento nos casos que foram necessários.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVqaHSvqvLOosARdLMoif34J9fBw35o5T9a3jeQOIdhkwSL_HaOYaGnjCLqxa0Ad6lI-UKybKhYwxW7Eodf9x_OrSYrUYRhY6q_jSPXXtdeFF42JpeE4hvDKzx1xpfv6vClNeNfJPZLtrY/s200/Psicologa+Vitoria+e+Doca.jpg)
A equipa composta pela coordenadora do projecto Silvana Semedo, presidente do Movimento Jovens pela Paz, Tiana Tairine, a enfermeira Sara Semedo, a psicóloga Vitória Monteiro, a jornalista Cláudia Santos e a presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende- ACAS, esteve devidamente protegida com máscaras, álcool 70 e álcool em gel, luvas e viseira.
A coordenadora do projecto Viva Idosos, Silvana Semedo mostrou-se satisfeita com a retoma das actividades. “É um motivo de grande alegria e satisfação, vimos que mais uma vez o Ministério da Família e Inclusão Social confiaram no projecto tendo financiado novamente pela segunda vez e assim poder retomar as actividades com os idosos”.
Numa segunda abordagem os beneficiários receberão assistência alimentar, sexta básica ou refeição já confeccionado.
Conforme a responsável o primeiro dia de visita domiciliária teve como objectivo ainda fazer o levantamento das necessidades dos idosos para melhor preparar o plano de acção.
Por sua vez a nova enfermeira Sara Semedo faz uma avaliação muito “positiva e precisa” daquilo que foi a primeira visita domiciliária.
“A importância da visita domiciliar a pessoa idosa consiste na investigação e levantamento de dados sobre o processo saúde-doença da mesma e na elaboração e implementação de estratégias e plano de cuidados para supri-los” pontuou.
O objectivo segundo esta profissional de saúde é coletar dados de cunho pessoal e precedentes da doença pessoal e familiar da pessoa idosa, bem como avaliar de forma Céfalo-caudal (cabeça ao pé) o seu estado de saúde a procura de algumas possíveis alterações relacionada a: pele e mucosas: cavidade oral "boca" região de pescoço, tórax: ausculta cardíaca e pulmonar, abdominal e genitália.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcr5-MO9FbPhK4BlB672zuAaXNpaKxrnFAsnDA9oIvzcRiCyGQu14GYes6d9bCM9Nrz42tFsgWYxlt2eB4gWf7reE0hNsyuwp68sQRAMkCsEFk2Kk6eKxGc3tBAcPoP9sWJ3XXQHS4t1wf/s200/instru%25C3%25A7+mascara.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwV8uOFEW3NXwxEJZMU7XDkBXakYlvScya7Th3YiugThUfneoaO8Um7D2o4P6rMTat9lnHDzvN5CZTp6ZXfnexhFmxiasOrLDTDyHlaUIwq9LzjzHQZ-RCj-vJBy1E5LEgKmfyx8hhlmi3/s200/equipa.jpg)
O movimento JxP é um movimento de jovens conscientes que amam e promovem a paz. Primeiro através da sua opção pessoal pela paz nas relações com os outros. A abordagem é através da metodologia Ver; Sonhar e agir.
Dado a situação da pandemia da Covid 19 não é possível de imediato retomar as actividades presenciais com os idosos.
Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário