A Colónia de Férias procura durante o período de férias, dar às crianças, adolescentes e jovens, um momento de diversão, actividades lúdicas, recreativas e culturais através das oficinas de verão e férias criativas. A primeira edição a Colónia de Férias realizada no ano passado contou com a participação de centenas de crianças e um leque variado de actividades lúdicas, educativas e informativas.
Apesar da pandemia da covid 19, os promotores não quiseram perder a dinâmica nem deixar de lado as crianças no momento de confinamento e isolamento social. Mesmo não estando o País em estado de emergência, muitas crianças e adolescentes continuam confinados em casa e sem possibilidade de brincar e conviver com os amigos ou de estar ao ar livre para fazer qualquer actividade.
A Colónia de Férias 2020 tem lugar na escola primária de Alto Safende e decorre até 07 de Agosto. Em entrevista a este site, Larinha Alves explica que tendo em conta o contexto da pandemia da Covid 19, este ano a iniciativa conta apenas com 40 crianças dos 6 a 14 anos, divididos em dois grupos de 20 crianças (de 6 a 10 anos e de 11 a 14 anos).
No sentido de devolver a alegria as crianças e proporcioná-los momentos de diversão e de forma a minimizar as consequências do novo coronavirus, os parceiros envidaram esforços para dar continuidade a tão almejada Colónia de Férias que já faz parte da agenda das crianças no período das férias escolares. O objectivo segundo esta responsável é dar um pouco de alegria as crianças, também descobrir talentos que de certeza estão escondidos”.
As actividades desta feita em cenários diferentes, são baseadas basicamente em brincadeiras, jogos tradicionais, cinemas, sessões de esclarecimentos e informações sobre a covid 19, alcoolismo, teatro, desenhos, dança, animação, criatividades e arte. Tendo em conta as limitações por conta da Covid 19 as actividades decorrem no período da tarde, das 14 as 17 horas.
O evento é realizado garantindo e respeitando todas as normas sanitárias, máscaras, álcool gel e distanciamento entre os participantes. A entrada a crianças e monitores fazem a higienização das mãos com água e sabão submetidos a medição de temperatura corporal. Os lanches são distribuídos em saquetas individuais.
Por Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário