O projecto Viva Idosos irá criar um canal exclusivo “Linha Azul” para atender idosos em situação de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A equipa de profissionais (psicóloga e enfermeira) do projecto vai disponibilizar parte do dia para entrarem em contacto com os idosos de forma a monitorar a saúde física e psicológica dos idosos, para além de confortá-los. De acordo com a enfermeira Sara Semedo, o canal de atendimento “Linha Azul” pretende atenuar os problemas do prolongamento do isolamento social causados à população idosa e fornecer orientações e encaminhamentos, quando necessários.
Segundo a psicóloga Vitória Monteiro, a pessoa idosa é mais susceptível não só aos efeitos da Covid-19, mas também aos do isolamento social. Esse afastamento pode levar o idoso a um quadro de profunda tristeza e solidão, sobretudo aqueles que já vivem sozinhos.
A população idosa já é, em sua essência, um público mais vulnerável, dada a sua condição física e de saúde. O isolamento afecta-os directamente por um período de ausência de contacto social mais prolongado, apontou Vitória Monteiro.
Dessa forma a linha que ainda se encontra em processo de efectivação e que estará brevemente disponível segundo os membros, servirá para a fomentação do trabalho de ajuda e inclusão ao próximo, na busca por um país mais justo, solidário e acolhedor.
Viva Idosos é um projecto social promovido pelo Movimento Jovens pela Paz, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social. A iniciativa conta com cinquenta beneficiários dos bairros de Calabaceira, Safende, Ponta d´Agua, São Filipe, Achadinha Pires, Vila Nova e Achada Mato, todos no município da Praia.
Por Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário