O tema da segunda live do projecto Viva Idosos desta quarta-feira, dia 02 de setembro incidiu-se sobre “Cuidados e higienização da pessoa idosa” um assunto de grande interesse uma vez que envelhecer é algo inerente à vida de qualquer ser humano.
Alguns idosos são dependentes de cuidados básicos e um desses cuidados que é necessário assegurar tem a ver com a higiene pessoal do idoso. Passamos praticamente a vida inteira cuidando de nossa higiene pessoal por nós mesmos.
Ao atingirmos a terceira idade, muitas de nossas capacidades são reduzidas devido ao processo de envelhecimento ou por outro fator qualquer. Diante disso, a tendência é que os idosos sintam-se deprimidos e envergonhados e acabem resistindo aos cuidados.
É importante destacar que esse é o momento de o cuidador agir com empatia, ser carinhoso, atencioso e propiciar ao idoso o resgate de sua autoestima, para que possa sentir-se valorizado.
Para evitar complicações e manter nossos idosos saudáveis, é indispensável possibilitar a eles uma boa higiene, muito carinho e um acolhimento humanizado, com atitudes empáticas e respeitando as suas limitações.
Durante a sessão apresentada em directo pela psicóloga Vitória Monteiro, e pela enfermeira do projecto Sara Semedo, transmitiram informações para ajudar a cuidar do idoso com mais segurança.
Falaram sobre a prática de higiene de uma pessoa como contribuição positiva para a sua saúde, bem-estar, aumento da auto-estima, disposição e é também do cuidado preventivo de doenças de pele do idoso.
De acordo com a enfermeira Sara a higiene pessoal não se reduz apenas à limpeza do corpo, mas das roupas, dos objetos pessoais e dos ambientes que o idoso frequenta. Esse cuidado diminuiu consideravelmente os perigos de desenvolver infecções resultantes de bactérias, vírus ou fungos.
Sem comentários:
Enviar um comentário