Parte de beneficiários do projecto Viva Idosos já receberam a primeira dose de imunização contra a covid 19, tendo reagido bem a vacina e recomendam.
Cabo Verde pretende vacinar 70% da população, sendo os idosos e os profissionais da saúde os primeiros a receberem as doses de imunização.
Os idosos fazem parte do grupo prioritário, isto é, uma pessoa com mais de 60 anos corre maior risco de contrair infecções e complicações causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), daí a importância de serem vacinados.
Além disso, segundo pesquisas realizadas desde o início da pandemia, essa faixa etária é a que mais tem evoluído para óbito pela Covid-19 no mundo”.
Um grupo de idosos do projecto já estão com as suas vacinas em dia e outros aguardam para o fazer.
É o caso de Leandro de 74 anos e Marta de 82 anos que após serem imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid 19 afirmaram estar “bem” e incentivaram outros a fazerem suas inscrições para que também sejam vacinados e mais protegidos.
As autoridades sanitárias garantem que as vacinas são seguras e chamam a atenção das famílias sobre a importância de vacinar os seus idosos contra a Covid-19 e alertam, no entanto, que a vacina não garante 100% de protecção, mas evita os casos graves e reduz os óbitos.
Outro alerta importante é que a vacina ainda não dispensa o uso de máscaras e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social contra a Covid-19.
Cláudia Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário