terça-feira, 30 de outubro de 2018

"Penso que todas as crianças e os jovens, que passaram pela Escola Da Paz e o Movimento Jovens Pela Paz ganharam muitas ferramentas que lhes ajudam nos seus projetos de vida." Ronaldo Alves Cabral.





A Comunidade de Sant'Egídio e o Movimento Jovens Pela Paz foram muito importantes para o meu desenvolvimento pessoal e social.

Meu primeiro contacto com a Comunidade de Sant ‘Egídio foi há alguns anos, quando tinha apenas 13 anos, onde eu e outras crianças do meu bairro (Safende) participamos na marcha mundial pela paz, no dia 1 de janeiro de 2012.

Uma marcha que marcou muito a minha vida, me fez ir à Escola da Paz e entrar posteriormente no Movimento Jovens Pela Paz. A partir dali as portas para a caminho da paz se abriram para mim e eu não hesitei em entrar com o pé direito.

O que mais me encantou durante a marcha foi a maneira como os membros da Comunidade de Sant ‘Egídio tratavam cada criança ali presente, com muita alegria, cuidado e responsabilidade, era como que fossemos uma família, realmente senti-me muito à-vontade e "Importante"!


A partir daí comecei a frequentar a Escola da paz todos os sábados, num espaço de aprendizagem, interação e num clima de verdadeira amizade e paz, pois naquela altura o meu bairro era muito problemático, havia brigas constantemente, os mais velhos abusavam verbal e fisicamente das crianças e nós só tínhamos esta visão do lado mal nas nossas ruas… foi então que, na Escola da Paz eu pude ver o outro lado da convivência sem abusos, mostrou-me o lado da vida em que temos de ser pessoas boas para nós e para o bem dos que nos rodeiam.


Com o passar dos anos crescemos e não quisemos parar de cultivar a paz, então decidimos ser Jovens Pela Paz, não só no nosso bairro, mas sim levar a paz a todas as crianças que assim como eu precisam, querem e têm o direito de conhecer e saber que a paz é o caminho do futuro. 


O Movimento Jovens pela Paz é um grupo que significa muito para mim, simplesmente porque gosto do trabalho desenvolvido por cada membro do JxP em Cabo Verde e nos outros países que construem com milhares de jovens a paz tão necessária no nosso quotidiano. 
É um movimento que preocupa se muito com as pessoas mais pobres sabendo que essas pessoas têm menos meios de defesa e me caracterizo por uma pessoa que não gosta de injustiça contra qualquer ser humano, e o nosso movimento defende isso.

É um movimento de jovens que se preocupa muito com a sociedade em geral e temos o trabalho da promoção da paz como um dever nosso. Preocupamo-nos também com outros jovens para a construção e desenvolvimento dos mesmos num caminho de paz, pois quanto mais jovens, mais paz.
Penso que todas as crianças e os jovens, que passaram pela Escola Da Paz e o Movimento Jovens Pela Paz ganharam muitas ferramentas que lhes ajudam nos seus projetos de vida.

Hoje eu posso ver as mudanças que o JxP fez em mim, na minha vida familiar, amigável e social, agora tenho mais capacidade de servir quem precisa da minha ajuda, tornou-me um rapaz mais disciplinado e responsável, a procura de conhecimentos para servir a mim e aos meus próximos... A ser verdadeiramente um Jovem Pela Paz respeitando cada pessoa que passa por mim.


Depois de cinco anos no movimento, agora quero ver o nosso crescimento com mais jovens que tem amor pela paz e cultivar esta semente todos os dias, ter os Jovens Pela Paz em outras comunidades e nas outras ilhas de Cabo Verde. Que o nosso trabalho continue a ter impacto na vida de cada jovem e criança assim como teve impacto para mim na época.

Paz e bem a todos os membros do Movimento Jovens Pela Paz e que continuemos a cultivar a paz sempre.



TS

Sem comentários:

Enviar um comentário