sábado, 27 de julho de 2019

Idosos vibram com o lançamento da iniciativa Viva Idosos



O quintal da Radio Comunitária Ponta Agua acolheu na manha desta quarta feira, 24 de julho, o ato do lançamento do projeto Viva Idosos, uma iniciativa do Movimento Jovens pela Paz em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social.

O momento muito aguardado por todos, teve inicio com a recolha dos idosos, pela nossa coordenadora Silvana Semedo. Após a chegada a equipa com sempre acolheu “as mamas e os papas” com o habitual e caloroso abraço.

A oração, algo indispensável, por isso o convite foi para orar a Nossa Senhora “Maria mãe de Jesus”. Dona Júlia, dona Fátima e seu esposo muito sábios e devotos foram quem comandam a oração, seguido do lanche (bolachas e sumo).

Ainda nem esquentou o banco, dona Luísa pede para colocar música porque o ambiente “ka sta sabi sem Batuko”. O grupo também concorda, as chapas da cobertura começam a vibrar, chamando a atenção do senhor Mimoso que prontamente, segura a sua bengala convidando para o “badjo”.  

Após alguns minutos, tivemos que desligar o som e pedir que se sentassem, porque o horário da abertura do ato já se aproximava e os convidados já começavam a chegar.
Enquanto isso chega os órgãos da comunicação social que cerca a coordenadora do projeto.  Mais abaixo, na cozinha, Tia Francisca atarefada com os preparativos do almoço, se apressa para que o almoço esteja pronto a hora marcada.

Enquanto isso, com um ligeiro atraso de 40 minutos, houve-se o anuncio da abertura do lançamento seguido de intervenções da coordenado do projeto Silvana Semedo, Tiana Tairine, presidente do Movimento Jovens Pela Paz e da representante do Ministério da Família Inclusão Social, sra Natali.
Dados estatísticos de 2016 dão conta que em Cabo Verde existe 31 mil 444 pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos. 25, 7% das pessoas idosos estão em situação de isolamento. Segundo Natali Monteiro, representante do Ministério da Família e Inclusão Social, o objetivo é promover ajudar consolidar o sistema de cuidados também para garantir e promover qualidade de vida dos idosos

Os holofotes apontam todos para D. Zita convidada para falar em nome dos idosos. A emoção toma conta de todos ouvindo as palavras sempre encorajadora e motivadoras. “Agradeço a todos pelo convite, estou muito feliz, vivo sozinha, mas mesmo estando doente hoje consigo me levantar e realizar minhas tarefas, algo que não conseguia antes de participar destes encontros. Este encontro foi uma bênção porque saio daqui contente, conheci muitas pessoas, por isso peço que continuem”. Ela mereceu fortes aplausos.

Dando seguimento as atividades, os presentes foram convidados a assistirem uma exposição de fotos das atividades realizada.

O momento exige registo, todos estão” bazofos e bazofas” prontos para a sessão fotográfica sugerido por um dos elementos. O encerramento foi em grande com momento de e almoço convívio. 

A Comunidade de Sant’Egidio também acredita que é indispensável criar uma rede para tutelar os idosos e a amizade jovens & Idosos é fundamental.


Sem comentários:

Enviar um comentário