terça-feira, 30 de julho de 2019

“Novos saberes provocam novos fazeres. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude.”



O Movimento Jovens Pela Paz promove capacitação de pessoas cuidadoras informais de idosos. A formação de três dias teve inicio esta segunda-feira 29 e decorre ate o dia 31 de julho na radio comunitária de Ponta d Agua e esta sendo ministrada pela enfermeira Natalina Silva, coordenadora do programa nacional da saúde do idoso.

Esta formação “Cuidados com as pessoas idosas”, surgiu na sequência do projeto “Viva os Idosos”, iniciativa do Movimento Jovens Pela Paz, em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social, cujo o objetivo é contribuir para valorizar a dignidade e sabedoria dos idosos através do acolhimento e serviço aos idosos e interação com os jovens e as crianças.

Esta capacitação destina se a pessoas que trabalham diretamente com os idosos e tem como propósito partilhar conhecimentos, aquisição de novas valências para melhor saber lidar e cuidar de pessoas idosas de modo a proporcionar aos idosos um envelhecimento saudável e ativo.

A velhice é um facto social relativamente novo entre nós, por isso há a necessidade de recursos humanos treinados especialmente para atender esta classe, portanto a capacitação é, neste sentido, requisito primordial.

Esta capacitação revela se uma mais-valia para esta equipa de jovens que vem trabalhando diretamente com os idosos através do projeto Viva os Idosos, que pretende valorizar este poço de humanidade e humanismo que cada idoso conserva.


Em Cabo Verde existem muitos idosos a viverem em situações muito difíceis que em nada os ajudam terem um envelhecimento saudável. O que nos leva a dizer que precisamos de uma sociedade mais amiga dos idosos, sobretudo maior sensibilidade dos jovens também potenciais idosos.

Segundo a formadora uns dos objetivos principais da OMS é proporcionar aos idosos uma participação ativa na sociedade, promover a saúde e a segurança. Ser paciente, empático, ter capacidade de escutar e compreender o idoso são alguns dos perfis de um cuidador. Debruçou se ainda sobre as necessidades básicas de um idoso. Os cuidados paliativos também estiveram na ordem do dia.


Neste sentido a formadora chamou a atenção dos formandos para estarem mais atentos e disponíveis para ajudarem as famílias com idosos doentes de forma a oferecerem lhes apoio, pois cuidar de um idoso sobretudo doente não é uma tarefa fácil para os familiares.

O encontro de capacitação contou com 14 elementos entre eles, jovens estudantes de enfermagem, familiares de pessoas idosas, voluntários, membros do Movimento Jovens Pela Paz e a equipa que tem vindo a trabalhar no projeto Viva os Idosos.

O encerramento e a entrega dos certificados está previsto para amanha dia 31 de julho“Jovens pela Paz - JxP”, é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio que é um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade. 

São jovens que frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz, tão necessários a nossa sociedade. A abordagem é através da metodologia Ver, Sonhar e Agir. Recentemente o Movimento Jovens Pela Paz foi reconhecido com o prémio CNDHC 2017 na categoria combate a violência e promoção da cultura da paz pelos esforços e resultados no fomento da cultura da paz na cidade.

A Comunidade de Sant'Egídio, Associação Internacional Pública de Leigos reconhecida pela Santa Sé e por várias organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas e a União Africano, está presente em 73 países do mundo com a participação activa de mais de 60 mil pessoas e a colaboração de milhares de voluntários.

As suas fronteiras são, em qualquer lado, a comunicação do Evangelho, a solidariedade com os pobres e a construção da paz. Os membros da comunidade de Sant´Egídio são conhecidos pela seriedade com que levam o trabalho pela paz através da amizade com os mais pobres da sociedade.

Em Cabo Verde tem atuação a nível da Cidade da Praia e atua desde algum tempo em Safende, propondo as crianças, adolescentes e jovens uma cultura de paz e da não-violência. A nível da cidade conduziu ações perto de universidades fóruns como “da luta contra a pobreza ao trabalho pela paz” na Universidade de Cabo Verde ou ainda “A vida, valor máximo” no Instituto Superior das Ciências Jurídicas e Sociais. Anualmente organiza a jornada internacional pela vida com sessões nas escolas Secundárias da capital e ainda a caminhada “Paz em todas as terras” no 1º de Janeiro de cada ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário