quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Aspectos psico-emocionais da pessoa idosa foi tema da 1ª live do projecto Viva Idosos



A equipa do projecto Viva Idosos, iniciativa do Movimento Jovens pela Paz realizou na manhã desta quarta-feira, 26 a sua primeira live tendo como tema central a “Consciencialização da população cabo-verdiana para a valorização integral da pessoa idosa além da covid 19. A primeira abordagem incidiu sob os “Aspectos psico-emocionais da pessoa idosa”, assunto abordado pela enfermeira e pela psicóloga do projecto.

Em tempos de restrições do contacto pessoal devido a Covi 19, as novas tecnologias tornaram-se num grande aliado para o mundo. Tendo em conta o cenário do novo coronavirus e a falta de recursos financeiros a equipa do projecto Viva Idosos entendeu dar continuidade as actividades recorrendo das novas tecnologias nesses caso a “lives” ou seja transmissões ao vivo.

As “lives” ou Directo foi uma forma encontrada para dar seguimento ao plano actividades, para além da distribuição de refeições quentes que tem sido às quartas-feiras e aos sábados. Esta iniciativa tecnológica emitida às quartas-feiras durante os meses de Agosto e Setembro terá seis sessões com duração máxima de 30 minutos. O objectivo crucial é a consciencialização da população cabo-verdiana para a valorização integral da pessoa idosa.

Conforme explicou a enfermeira Sara Semedo, integrante do projecto Viva Idosos, a cada sessão serão abordados diferentes temas nomeadamente; Cuidados e higienização da pessoa idosa, Abandono e maus tratos na terceira idade/Abandono maus tratos e responsabilização da família, comunidade na terceira idade/Impacto e consequências.

Outros temas apontados pela mesma fonte é a: A Politica e comunicação para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida do idoso, o Rastreio de doenças/IST e sexualidade na terceira idade e por último e não menos importante, o Percurso do Movimento Jovens pela Paz e desenvolvimento do projecto Viva Idoso (dificuldades, ganhos, progressos, pontos fortes, fracos).

Por outro lado a psicóloga, Vitória Monteiro, integrante do projecto, adianta que o propósito dos “Directos” é também a abordagem de temas de grande relevância social de forma a levar a população a perceber as capacidades e incapacidades na pessoa idosa e ter uma convivência mais saudável com pessoas nesta faixa etária.

Viva Idosos é um projecto promovido pelo Movimento Jovens pela Paz, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social e que já vai no seu segundo ano. A iniciativa abrange cinquenta idosos dos bairros de Calabaceira, Pont D´Agua, Safende São Filipe, Achadinha Pires, Achada  Mato e Vila Nova.

Por Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário