sábado, 5 de junho de 2021

“Obedecer os pais é a chave para uma vida longa” Rita Duarte “Alice”


"Memórias e histórias de vida: Dando Voz a pessoa idosa" do projecto Viva os idosos trouxe desta feita o ensinamento de Rita Mendes Duarte, conhecida por Alice de 61 anos, mãe de 7 filhos que defende a obediência aos pais com a chave para uma vida longa e de sucessos.

Mulher guerreira batalhadora com uma força de leoa. Já passou por várias dificuldades na vida, mas a vontade de lutar sempre falou mais alto o que fez dela a mulher que é hoje ainda com todos os desafios.

É ela quem logo de manhãzinha coloca o pão fresco na mesa dos moradores de Alto Safende onde também reside. A venda de pão foi uma forma que esta mulher viúva encontrou para ajudar no sustento da família e de estar mais activa.

Apesar da tarefa de cuidar dos dois filhos doentes desempenhada com muito amor e dedicação, “Alice” como é carinhosamente apelidada, olha para a vida como um “dom de Deus” que deve ser vista como um “bem precioso” por isso o motivo da sua luta diária.

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” Exodo 20:12.é esta a visão defendida por Alice quando questionada sobre a educação nos dias de hoje.

Para esta mãe, o dever de todo o filho é obedecer aos pais, porque acredita ser esta a chave para uma vida longa, entretanto considera que esta prática tem vindo a desaparecer. 

Ao responder ao pedido para deixar uma mensagem aos jovens, Alice adiantou que o conselho dos pais deve sempre ser ouvido e levado em consideração, considerando que “os pais têm sabedoria e seu ensino pode ajudar até quando o filho já é velho”.

Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário