terça-feira, 1 de junho de 2021

Maria Mendes da Veiga “Titina” a jovem de 84 anos apaixonada pelo batuque


A iniciativa "Memórias e histórias de vida: Dando voz a pessoa idosa" foi ao encontro da “Titina” uma das integrantes que vem animando as actividades do projecto Viva Idosos destacando sempre com o seu bom humor, boa disposição para brincar e ” pilar o batuku”.

Natural de São Lourenço do Orgãos, Santiago, residente há vários anos na cidade da Praia. Esta mãe de quatro filhos apesar de viver tempos difíceis, trabalhando na apanha de lenha, venda de “tambarina, simbrom” e carregamento de pedras, nunca deixou de viver as coisas boas da vida, como ir as festas e se divertir nos bailes do “batuko”.

Batuque é um género de música e dança, património de Cabo Verde, interpretado com base em percussão em panos/almofadas e no canto-resposta, é tido como tradicional de Santiago. Está muito ligado às festas familiares de casamentos e baptizados, revela o importante papel de canal de expressão psico-física da vitalidade criativa.

Ao longo do tempo passou por algumas transformações, e se no passado foi visto com menosprezo e como algo restrito ao interior de Santiago, hoje é um género musical de prestígio. 

Era executado apenas por mulheres sentadas, marcando o ritmo percutindo enchumaços que prendido no regaço a cantar, enquanto outras batiam palmas, e outras ainda se revezam num dança frenética, mas actualmente os homens também ganharam espaço neste género e até já estão integrados em grupos.

“O batuque era o nosso único divertimento na época e por isso eu sempre participava na animação de festas como baptizados e casamentos”, disse lamentando hoje o isolamento e falta do convívio social, roubada pela pandemia da covid 19.

"Memórias e histórias de vida: Dando voz a pessoa idosa" é uma rubrica do Viva os Idosos com base em histórias e relatos de memórias dos integrantes do projecto com o propósito de valorizar a existência, experiência e sabedoria desses sujeitos que muito contribuíram para a sociedade e que têm muito a ensinar para gerações mais jovens possibilitando um espaço para que estes narrem suas próprias histórias de vida.

O projecto Viva Idosos é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Família e Inclusão Social promovida pelo Movimento Jovens pelas Paz com o objectivo valorizar a população idosa e sua sabedoria e possibilitar o contacto e a troca de experiências entre jovens fomentando relações entre indivíduos pertencentes a diferentes grupos etários, não se restringindo ao contexto familiar. 

Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário