domingo, 5 de setembro de 2021

Idosos desfrutam de convívio ao ar livre em Cidade Velha

 

Já se foi o tempo em que os idosos só tinham tempo para fazer croché e se sentarem nas varandas. Os idosos de hoje são activos e dão vida a tudo aquilo que fazem.

Aproveitando a manhã ensolarada e os dias quentes atípicos de Cabo Verde, o projecto Viva Idosos realizou uma atividade diferenciada com os idosos no passado domingo 26 de Agosto. A actividade aconteceu na Cidade Velha, berço da cabo-verdianidade no município de Ribeira Grande de Santiago.

Para além de várias actividades, e da viagem de iace, não faltou energia para o já tradicional batuco ao ar livre e também desenvolveram jogos cooperativos.

O objetivo da atividade foi minimizar os impactos do isolamento imposto pelo novo coronavirús. De acordo com a psicóloga Vitória Monteiro, o isolamento foi uma solução com o objetivo de proteger o grupo de maior risco, mas o preço pago foi a solidão, o medo, insegurança, stress e a depressão nos idosos.

O momento de convívio ao ar livre respeitando imperiosamente todas as normas de segurança, acrescida com maior número de idosos vacinados, proporcionou momentos de muita diversão, companheirismo e partilha.

Um dos objectivos do projecto Viva os Idosos é a promoção de uma vida activa e saudável e a convivência entre os jovens e os idosos.

Cercados pelas paisagens de um dos cartões postais do município de Ribeira Grande de Santiago, os idosos ainda tiveram um momento de relaxamento e reflexão.

Estas atividades são muito importantes como estímulo de valorização da pessoa idosa para que se sintam protagonistas sociais, sempre buscando fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário