sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Viva Idosos: Psicóloga chama atenção a importância do controlo das doenças crónicas nos idosos

 

As doenças crônicas que mais afetam os idosos são a hipertensão, diabetes, Osteoartrite, as doenças neuro degenerativas, como, por exemplo, a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, as pneumopatias crônicas, como a doença pulmonar obstrutiva crónica, e o câncer.

A psicóloga do projeto Viva os Idosos, Vitória Monteiro mostrou-se hoje preocupada com a falta de controlo das doenças crónicas nos idosos e chamou atenção a tomada correta dos medicamentos.

“A maioria dos nossos idosos não estão a seguir consultas de rotina e nem estão a tomar os medicamentos”, adiantou, a profissional de saúde, responsável pela saúde mental dos integrantes do projeto Viva Idosos durante o encontro com os idosos realizada no centro multiuso na comunidade de Alto Safende.

Os idosos constituem a população mais acometida pelas doenças crónicas. Esse aumento parece dever-se a interação entre fatores genéticos predisponentes, alterações fisiológicas do envelhecimento e fatores de risco modificáveis como tabagismo, ingesta alcoólica excessiva, sedentarismo, consumo de alimentos não saudáveis e obesidade.

A incidência de doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer e patologias cardiovasculares eleva-se com a idade. Esse aumento parece dever-se a interação entre fatores genéticos predisponentes, alterações fisiológicas do envelhecimento e fatores de risco modificáveis como tabagismo, ingesta alcoólica excessiva, sedentarismo, consumo de alimentos não saudáveis e obesidade. 

Uma das formas de prevenir e controlar doenças crónicas é a atividade física, movimentar o corpo. 

Existem, no entanto, pequenas diferenças na prevenção de uma e outra doença que farão toda diferença a longo prazo. No caso da hipertensão, é importante tomar cuidado com o excesso de consumo de sódio e, principalmente, o sedentarismo. O mesmo vale para a diabetes, embora neste caso a atenção com a comida se volte para a ingestão excessiva de carboidratos.


Deve-se evitar ainda comidas industrializadas, preferindo alimentos frescos. Substituir carne vermelha, com alta concentração de gordura, por peixe, frango ou porco diminui, também, o risco de infarto, a principal causa de mortalidade e incapacidade na velhice junto com o derrame.

Em se tratando de depressão, a abordagem para a prevenção está mais relacionada com a interação social do idoso que, por conta das dores características do envelhecimento, tende a se isolar no meio em que vive.

As doenças comuns entre os idosos muitas vezes os obrigam a reduzir a atividade social. Isso, no entanto, deve ser combatido. Manter-se em movimento tanto fisicamente quanto socialmente é importante. Isso pode ser feito por meio de programas de lazer que podem ser, inclusive, relacionados aos exercícios.


Sem comentários:

Enviar um comentário