quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Viva Idosos: Importância do consumo da fruta domina encontro do Viva Idosos




A nutrição é um fator importante na promoção e manutenção da saúde durante todos os ciclos da vida, e seu papel como determinante de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) está bem estabelecido. Na terceira idade sobretudo, o consumo da fruta se revela num grande aliado para viver bem e de forma melhor. Dai a importância do tema desta quarta feira dia 04 de setembro durante o encontro Viva Idosos.

O consumo regular de frutas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e garante a oferta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Além das vitaminas e sais minerais, esses alimentos possuem ainda flavonoides, antioxidantes, entre outros nutrientes, que ajudam na prevenção de condições como doenças cardiovasculares, diabetes e indigestão.

O envelhecimento pode acarretar redução no consumo de frutas, legumes e verduras por vários fatores, tais como baixo poder aquisitivo, mudanças no padrão alimentar e carências de incentivo de iniciativa pública.
De acordo com a enfermeira Sara, a nutrição é um fator importante na promoção e manutenção da saúde durante todos os ciclos da vida, e seu papel como determinante de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) está bem estabelecido.


Desta forma é importante que os idosos tenham informações sobre aquilo que consomem e como devem consumir os alimentos. A fruta, neste caso, se revela como grande aliado para se viver bem e melhor.

Alguns dos participantes mostraram algum conhecimento em relação ao consumo da fruta, nomeadamente na cura e prevenção de algumas doenças.

O consumo diário desse   alimento basicamente evita a deficiência de minerais e vitaminas e quaisquer sintomas que possam estar associados à carência desses nutrientes.

As frutas ainda são ricas em fibra e água, que ajudam no bom funcionamento do trato digestivo. E podem ainda ajudar a emagrecer, já que suprem a necessidade (e a vontade) de comer doces.
projeto Viva Idoso do movimento Jovens pela Paz em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social foi pensado justamente nos idosos em ter uma adequada qualidade de vida, e de inclusão social.

Conheça os principais beneficios de cada fruta:



Limão: Fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, entre outros. É considerada uma das frutas cítricas com maior poder detox. Acredita-se que seja benéfica para prevenção de problemas cardiovasculares e para o funcionamento do intestino.
Laranja: Contém mais de 150 fitonutrientes, bioflavonoides, pectina, vitamina C e cálcio. Fortalece o sistema imune, ajuda no controle do colesterol, no processo de digestão e em casos de constipação, especialmente se for consumida com o bagaço.
Abacaxi: Contém cálcio, vitamina C, magnésio, potássio e betacaroteno. Fortalece o sistema imune, é benéfico para trato urinário e para a digestão e tem leve ação laxativa.
Morango: Fonte de vitamina C, manganês, ferro e cobre. Fortalece a defesa natural do organismo, ajuda a reduzir o colesterol ruim e alguns estudos apontam que tem papel no controle de alguns tipos de câncer.
Frutas semiácidasEntre todos os tipos de fruta, essa categoria engloba aquelas que contêm ácidos mais simples e mais fracos. Elas estão em um faixa intermediária entre as ácidas e as doces. As frutas dessa categoria costumam ser indicadas para a prevenção ou controle de diversas condições.
Manga: Fonte de vitamina C, betacaroteno, cálcio e potássio. Fortalece o sistema imune, controla o colesterol ruim e ajuda na digestão.
Maçã: Fonte de vitamina C, magnésio, potássio, ferro, fósforo, entre outros. Sua fibra é benéfica para o bom funcionamento do sistema digestório e também ajuda a fortalecer o sistema imune.
Blueberry: Fonte de antioxidantes, fitonutrientes, vitamina C, vitamina K e ferro. Benéfica para o trato urinário e para combater os desgastes dos tecidos causados pelo envelhecimento.
Pêssego: Fonte de vitamina C, vitamina E, potássio, cálcio e betacaroteno. Tem função laxativa e diurética e também auxilia a digestão.
Frutas doces A principal característica desse grupo é o alto teor do açúcar típico das frutas, a frutose. “Se consumidas em excesso, elas podem aumentar os níveis de glicemia”, comenta Esther. Por isso, esse tipo de fruta deve ser consumido com alguma fonte de fibra (como aveia) ou semente (como chia e linhaça), para controlar os níveis de glicose no sangue.

Entre as frutas desse grupo, a banana é uma das mais consumidas, especialmente por quem procura uma fonte extra de energia de maneira natural e saudável. “Mas, como é rica em carboidratos, pode gerar hiperglicemia em algumas pessoas”, alerta Esther. Por isso, se você está pensando em apostar na banana antes do exercício físico, o mais indicado é consultar uma nutricionista funcional.
Banana: Rica em vitamina C, manganês, potássio, cobre e magnésio. Previne câimbras e oferece energia extra antes de atividades físicas, tem fácil digestão.
Mamão papaia: Contém altos teores de betacaroteno, potássio, vitamina C, cálcio e fósforo. Ajuda no processo digestivo e na queima de gorduras.
Frutas hiper-hídricas- Mais de 90% da composição desses alimentos é de água. São uma ótima opção para os dias quentes e em casos de desidratação, mas não devem substituir o consumo de água.
Melancia: Fonte de betacaroteno, vitamina C e cobre. Auxilia na hidratação e no processo de limpeza do organismo.
Melão: Rico em betacaroteno, vitamina C, B3, potássio e cobre. Ajuda a fortalecer o sistema imune, na hidratação e na limpeza do organismo.
Frutas oleaginosas“Elas são ricas em gorduras saudáveis, como ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados”, afirma Esther. Essas frutas são indicadas para pessoas que precisam controlar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
“Ajudam ainda no controle da saciedade”, completa. Apesar dos benefícios, devem ser consumidas com bastante moderação, porque são muito calóricas.
Abacate: Fonte de vitamina E, proteínas, ferro e cobre. É benéfico para o fígado e para o controle dos níveis de colesterol.
Amêndoa: Ricas em antioxidantes, gorduras monoinsaturadas, vitaminas B1 e E e em minerais. Tem ação protetora contra doenças cardiovasculares.
Nozes: Fontes de ômega 3, também têm alto teor de vitamina E, o que é importante para proteger os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial.
Castanha-do-Pará:  É a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.
Castanha-de-caju: É boa fonte de zinco, o que ajuda a prevenir anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis colesterol ruim e elevam as taxas de colesterol bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário