quinta-feira, 23 de julho de 2020

Viva Idosos: Jovens disponibilizam tempo para cuidar de idosos


 Os jovens da sociedade actual estão infelizmente cada vez mais desvinculados dos idosos, daí a preocupação em resgatar os laços entre as duas gerações, aliando a sabedoria e experiência de vida dos idosos com conhecimentos da vida moderna dos jovens.

O projecto Viva Idosos promovido pelo Movimento Jovens pela Paz e financiado pelo Ministério da Família e inclusão Social, já vai na sua segunda fase. Para além de diferentes objectivos, surgiu também como forma de quebrar as barreiras, mostrando a importância da valorização da terceira idade. Provar que é possível estas duas gerações terem uma convivência saudável, de partilha de saberes.

A equipa constituída 100% por jovens realizou nesta segunda fase do projecto 47 visitas domiciliarias, entregou 47 kits para protecção individual neste tempo de pandemia da covid 19, (mascaras, álcool 70% e em gel), entregou 19 cestas básicas e grande número de refeições quentes.

Nas visitas domiciliárias, todos os idosos foram avaliados sobre o estado de saúde física e mental. Receberam orientações personalizadas para além de pequenas sessões informativas sobre doenças específicas nesta faixa etária, nomeadamente a diabete, hipertensão e não faltou esclarecimentos sobre a doença da actualidade, mais temida e mais falada, covid 19.

As actividades abrangeram os bairros de São Filipe, Safende, Calabaceira, Achadinha Pires, Ponta d´Agua, Vila Nova e Achada Mato, todas na cidade da Praia, Santiago.

Muitas vezes o idoso é visto pelos mais jovens como alguém sem expectativas de vida, sem maiores oportunidades na sociedade e que acaba sendo alienado ao que lhe é proporcionado, sendo muitas vezes ligado à visão de incapacidade física e doença.
A relação inter-geracional entre crianças, adolescentes, jovens e idosos é cada vez mais uma necessidade.

Esses jovens (equipa) no terreno poderiam estar em outras actividades com outros jovens, mas abraçaram esta missão que é cuidar do idoso e incentivar outros a fazer o mesmo, porque acredita-se que as trocas inter-geracionais facilitam a integração de gerações, facilitando a tolerância e a identificação positiva com os idosos.

Esta atitude não nos faz pensar que estes jovens (equipa Viva Idosos) são os melhores, até porque deveria ser um comportamento normal, talvez “um dever” um “reconhecimento” por tudo o que os idosos de hoje fizeram e ainda fazem pela sociedade.

O Movimento Jovens pela Paz  (JxP) acredita que os idosos precisam ser estimulados a interagir produtivamente com todas as faixas etárias. A promoção, a sensibilização e a importância da aproximação entre as gerações é um dos principais objectivos do projecto Viva Idosos.

Isto é, quebrar as barreiras acreditando que a geração mais jovem também transmite aos idosos valores e conhecimentos do mundo actual, podendo haver troca de saberes e experiências que permitam maior interacção entre essas gerações.


Por Cláudia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário