segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Idosos desfrutem de um passeio em São Jorge dos Órgãos

 

Idosos do projecto Viva Idosos participaram de um passeio em São Jorge dos Orgãos. O objetivo do passeio ao ar livre foi comemorar de forma diferente o mês do idoso findo e proporcionar momentos de lazer e fortalecimento de vínculos entre os membros do grupo, ajudando no processo de sociabilização, além de resgatar e estimular a auto-estima abalada pela solidão e isolamento social imposta pela covid 19. 

Acompanhados de uma médica, enfermeira e de todas as normas de sanitárias que a actual conjuntura obriga, um grupo de idosos do projeto “Viva Idosos” desfrutaram neste sábado, dia 31 de outubro de um passeio ao ar livre no Miradouro de São Jorge dos Órgãos, Santiago.


A solidão na terceira idade já era um problema antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, considerando o aumento na taxa de envelhecimento da população e no número de idosos vivendo em casas de repouso, muitos completamente abandonados pela família.

Actualmente esse problema ganhou uma nova perspectiva, com centenas de milhares de idosos tendo que interromper suas rotinas e atividades sociais para permanecer em casa. 

Neste sentido o passeio realizado teve também como propósito resgatar os laços de amizade e de convívio, pois as vicissitudes dessa fase da vida, de acordo com os psicólogos, fazem com que o sentimento de solidão se torne ainda mais agudo para quem já passou dos 60 anos, aumentando o impacto do isolamento na sua saúde mental. 

Basta olhar para cada um dos participantes para confirmar a alegria no rosto deles em poder fazer algo diferente e estar em companhia de outras pessoas.

Os olhos de Tereza, “Zita” 90 anos, brilhavam ao ver paisagens diferentes da que está acostumada em Achadinha Pires. De olhar atento e sempre bem-disposta, Zita aproveitava ao máximo cada detalhe do passeio, organizado em comemoração ao mês do Idoso.


Junto com outros 18 integrantes do grupo, Laura de 82 anos teve a oportunidade de conhecer novas visões da ilha de Santiago de forma gratuita e recordar o seu velho amor a quem recorda com profunda saudade. “Não consigo ver com nítidão mas eu gostei de tudo, de cada detalhe”, disse Laura, enquanto esperava o restante da turma para fazer uma foto coletiva, na praça Nova.

Encantada com a paisagem, teve recordações da época que era jovem, ao ver a montanha onde a viu nascer. “Eu cresci ali nesse ´cutelo`, tenho boas lembranças”, afirmou viúva Teodora. 

De muletas e um sorriso no rosto, Leandro “Toty” destacou que valeu a pena cada minuto junto. “Sem um pé, mas faria tudo de novo”, enalteceu.

A alegria ficou visível também no rosto de Joana na casa dos 60 anos. 

“Conheço órgãos como a palma da minha mão, relatou Emilia acrescentando que ficou muito feliz pois acredita que foi um dia lindo, ensolarado e de temperatura agradável e que permitiu que todos pudessem aproveitar do começo ao fim.

Para além do resgate de memórias da juventude e de desfrutar da paisagem do “Miradouro” de São Jorge dos Orgãos, lugar bonito e acolhedor, os idosos puderam participar de palestras com enfeze sobre a tuberculose e o câncer da mama. As palestras foram ministradas pela médica Marise, enfermeira do projecto Sara Semedo e por animadores da saúde. 

Conforme a coordenadora Silvana Semedo, o passeio é importante porque resgata a memória, as lembranças e as vivências que cada um teve no passado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário