quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Viva Idosos: Idosos de São Filipe participam em conversa aberta sobre o AVC


Um grupo de idosos residentes em São Filipe na cidade da Praia, receberam nesta quarta-feira dia 04 de Novembro a equipa Viva Idosos para momento de conversa aberta com a tónica no AVC-Acidente Vascular Cerebral, seu impacto, psicológico e social. Causas e consequências /Medidas e prevenção.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais preocupações com a saúde actualmente. Consiste na interrupção da oxigenação cerebral e pode resultar em sequelas graves ou até mesmo na morte. 

O problema afecta pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, é na terceira idade que a incidência da doença se mostrar mais expressiva.  




A conversa aberta que decorreu em ar livre, respeitando escrupulosamente as medidas sanitárias (uso de máscaras, higienização frequente com álcool gel e distanciamento obrigatório) contou com a presença de 12 idosas e 1 idoso tendo sido ministrada pela psicóloga Vitória Monteiro. 

Durante a sessão os participantes puderam conhecer as formas de prevenção do AVC, como fazer uma alimentação saudável, causas e sintomas da doença. Para além de escutarem atentamente e de prometerem seguir as regras de prevenção, os idosos mostraram também conhecimento pré-adquirido sobre o assunto. 

De acordo com dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 16 milhões de pessoas têm AVC´s todos os anos. Em torno de 6 milhões desses casos levam as vítimas a óbito.  

Entretanto a iniciativa não passou apenas pelas explicações mas também por momentos de diversão, música, dança, jogos, adivinha, exercício físico (alongamento) e muita animação.

A sessão com os idosos terminou com o delicioso almoço confeccionado pela Lourdes Gonçalves.

Por Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário