quinta-feira, 29 de abril de 2021

Idosos de Alto Safende recebem acção de sensibilização sobre a importância da vacinação contra a Covid 19


Uma equipa formada por profissionais de saúde, psicóloga e enfermeira realizaram na manhã desta quarta-feira 28 de Abril uma acção de sensibilização na comunidade de Alto Safende, na cidade da Praia com o propósito de levar informações aos idosos sobre a importância da vacinação contra o novo coronavirus.

De acordo com os estudos realizados até agora, o vírus da (SRAS-CoV-2) é altamente contagiosa e já vitimou milhões de pessoas em todo o mundo na sua maioria idosos, situação que tem vindo a preocupar as autoridades de saúde que vem alertando para a importante desta vacina no combate a pandemia.

Um pouco por todo o país e “qui çá” em outras paragens, a população idosa tem deparado com falta de informação e até mesmo desinformação sobre a vacinação contra a covid 19, gerando medo, insegurança e rejeição a imunização contra o novo coronavírus. 


É o caso de idosos de Alto Safende que mostraram pouco receptivos quanto a vacinação motivo que levou a equipa do projecto Viva os Idosos a deslocar a esta comunidade para levar informações sobre esta suma importância bem como outros esclarecimentos sobre a Covid 19.

Conforme iniciou explicando a enfermeira Sara Semedo, as vacinas foram desenvolvidas para controlar e contribuir para redução de risco de doenças, elevar o nível de vida assegurando a saúde da população. Assim também surgiu a vacina contra a covid 19 com igual propósito.

Sara Semedo explicou que a vacina serve para proteger as pessoas contribuído para reduzir as complicações da doença, sobretudo na população idosa, a mais fustigada. Esta profissional da saúde alertou ainda para a importância do controlo das patologias nos idosos bem como uma alimentação saudável.

O cardeal Dom Arlindo é exemplo de que a vacinação é segura e necessária para o combate a pandemia. Aos 71 anos ao aderiu com “serenidade” e “confiança”, à vacinação no passado dia 12 de Abril, após ser imunizado com a primeira dose de AstraZeneca o Cardeal transmitiu confiança e deu graças a Deus por tê-lo para combater à Covid-19 destacando a importância de “todos” estarem “unidos” nesta luta. 

Ainda sobre as controvérsias acerca da vacina, Dom Arlindo afirmou “já tomei e os outros podem tomar também se quiserem e dou graças a Deus por termos este meio para fazer o combate ao coronavírus” lembrando que “não está provada que a vacina AstraZeneca traga problemas para todos de uma forma generalizada, mas como os técnicos dizem qualquer medicamento pode provocar efeitos secundários”. 


A acção de sensibilização foi ministrada pela enfermeira Sara Semedo e pela psicóloga Vitória Monteiro foi muito bem conseguido porque permitiu não só para esclarecimento como também fazer com que seis dos nove idosos demonstrassem interesse em ir vacinar por conta própria.

Até o momento um grupo de 13 idosos do projecto já foram imunizados contra a covid 19 e não demonstraram quaisquer reacções adversas após a vacinação. O propósito é atingir todos os integrantes e envolver outros idosos nesta luta.

Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário