terça-feira, 4 de maio de 2021

Idosos de Safende Baixo, São Filipe, Achada Mato e Achadinha Pires recebem visita domiciliária do projecto Viva Idosos


A equipa Viva os Idosos deu seguimento nos dia 03 e 04 as suas actividades de visita domiciliária com o objectivo de avaliar o estado físico e psicológico aos idosos integrantes residentes em Safende Baixo, Achada São Filipe, Achada Mato e Achadinha Pires na cidade da Praia.

As visitas domiciliárias têm por fim avaliar o estado físico e mental dos beneficiários sobretudo no novo contexto da pandemia da covid 19 em que os idosos tendencialmente ficam mais tempo sozinho e susceptíveis a insegurança, medo entre outros sentimentos. 

Apesar da pandemia, esta iniciativa que conta com a intervenção da psicóloga Vitória Monteiro e da enfermeira Sara Semedo tem sido para o projecto um instrumento que tem permitido uma maior aproximação com os idosos e inteirar-se do estado de saúde de cada um e consequentemente ter acção preventiva. 


Esta aproximação tem servido também para levar informações sobre a Covid 19 e sensibilizar esta população para a importância da vacinação e a desmistificar desinformações.

De referir que as actividades com as pessoas da “melhor idade” não se resumem apenas as visitas mas ainda entrega de refeições quentes bem coo kits de protecção individual nomeadamente álcool gel, álcool 70 por cento (%) e máscaras, acções de sensibilização via plataformas digitais, palestras informativas entre outras actividades que estão na agenda aguardando evolução positiva da pandemia da covid 19. 

Viva os Idosos nasceu em Junho de 2019 através do Movimento Jovens pela Paz em prole da população idosa e conta com financiamento do Ministério da Família e Inclusão Social.

Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário