terça-feira, 18 de maio de 2021

Hipertensão na terceira idade: principais causas

 


Celebra-se hoje 17 de Maio, o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data escolhida para promover a conscientização a respeito da doença que afecta a população mundial, sobretudo idosos. 

A hipertensão arterial, doença de evolução bastas vezes silenciosa, uma das principais causas de doença de foro cardiovascular e de insuficiência renal crónica e que conjuntamente com as doenças oncológicas ocupam os primeiros. 

Em qualquer momento da vida, assim que identificada, a hipertensão arterial deve ser tratada e controlada, pois ela representa um grande factor de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e enfarto.

Com o avanço da idade é comum que a pressão arterial aumente e, por esse motivo, sua maior prevalência ocorre na terceira idade, atingindo 2/3 dos indivíduos com 65 anos ou mais. Por esse motivo, é importante observar alguns cuidados essenciais nessa fase da vida.

Para assinalar o Dia Internacional da Hipertensão o Viva Idosos separou algumas informações úteis sobre esta doença na terceira idade.

As principais causas da hipertensão em idosos

Com o processo de envelhecimento natural, algumas substâncias, como resíduos de cálcio, vão se depositando nos vasos sanguíneos, deixando-os mais estreitos e endurecidos, levando à uma diminuição da elasticidade arterial e consequente aumento da pressão arterial no seu interior.

Outros factores relacionados com o aumento da pressão arterial, segundo a psicóloga do projecto Viva Idosos, Vitória Monteiro, são alterações que ocorrem nos rins. 

Quando, por qualquer motivo, há uma redução de quantidade de sangue recebida (por placas obstrutivas) ou um aumento na pressão nas artérias renais, eles passam a liberar substâncias que provocam a retenção de água e sal no organismo. Com isso, inicia-se um ciclo que retro-alimenta o dano nos rins, coração e o cérebro.

As condições pré-diabéticas, a obesidade e o estresse também podem provocar a hipertensão arterial. 

No paciente diabético pode ocorrer uma descarga maior de insulina, liberando algumas substâncias que agem no cérebro e elevam a absorção do sal pelos rins, aumentando a pressão arterial.


Sem comentários:

Enviar um comentário