terça-feira, 18 de maio de 2021

Hipertensão em idosos: saiba como cuidar melhor da saúde na terceira idade

 

A hipertensão ocorre devido ao aumento da pressão do sangue no interior das artérias, ficando, dessa forma, acima dos valores que são considerados seguros e normais. As artérias (vasos) levam o sangue oxigenado e com nutrientes do coração para todas as células de todo o organismo.

Esse movimento mais intenso pode exigir mais trabalho do coração, provocando modificações em suas estruturas e alterando a parede das artérias, deixando-as mais estreitas e contribuindo para a formação de depósitos de gorduras.

Alguns cuidados essenciais da saúde na terceira idade

Para manter a pressão arterial sob controlo, não basta tomar remédios e se consultar com o médico eventualmente. É muito importante adoptar atitudes e ter alguns cuidados específicos para garantir a qualidade de vida na terceira idade. 

Faça um acompanhamento médico periódico

O acompanhamento médico é um dos cuidados mais importantes para o idoso hipertenso, principalmente quando a pressão arterial não estiver sob controlo, quando o paciente deve retornar ao médico mensalmente para uma avaliação.

Utilize a medicação conforme recomendação médica

A pessoa hipertensa jamais deve deixar de tomar a medicação prescrita. O cuidado precisa ser contínuo, não podendo ser interrompido sem orientação médica. Muitas pessoas abandonam o tratamento quando começam a se sentirem melhores e isso é um erro grave, pois a maioria dos casos de emergências envolvendo o AVC e o enfarto ocorre devido à interrupção da medicação.

Pratique exercícios físicos

Os práticos de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, quando feitos com regularidade, são extremamente benéficos à saúde. 

Após a actividade ocorre uma dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos, que nos idosos hipertensos são mais estreitos e endurecidos. Com a repetição diária da actividade, a pressão arterial diminui por causa da manutenção da vasodilatação.

Mantenha uma alimentação saudável

É fundamental evitar os alimentos industrializados e os embutidos, pois eles carregam altas doses de gordura e sódio. Dessa forma, a alimentação deve ser a mais saudável e natural possível, com o consumo regular de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais, laticínios desnatados, azeites, óleos vegetais, carnes magras e peixes.

Evite o tabagismo

O tabagismo também está relacionado a um aumento considerável da pressão e problemas cardiovasculares. O motivo para essas alterações no organismo é que o fumo piora a constrição dos vasos e formação de placas de aterosclerose, potencializando a ocorrência de enfarto.

Como vimos, a hipertensão em idosos deve ser controlada logo que for identificada, já que ela é um factor de risco para doenças cardiovasculares, como o enfarto e o AVC. 

Nesse sentido, é importante adoptar medidas, como as que comentamos, para cuidar melhor da saúde na terceira idade e garantir a qualidade de vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário