sábado, 12 de outubro de 2019

Viva Idosos: A meio do projeto coordenadora faz balanço positivo do trabalho


 O projeto Viva Idosos é uma iniciativa do Movimento Jovens pela Paz em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social e tem por objetivo contribuir para o processo de envelhecimento saudável em meio à sociabilidade. Silvana Semedo coordenadora desta iniciativa, faz balanço dá nota positiva ao trabalho, sublinhando a produtividade, a dinâmica e pro atividade e grande envolvimento dos idosos.

O projeto é de âmbito local, com duração de seis meses, era destinado a 25 idosos mas com o seu andamento aumentou o número em cerca de 40 participantes residentes nos bairros de Achada São Filipe, Vila Nova, Calabaceira, Safende, Ponta d Agua, Achadinha Pires e Achada Mato.

A meio do andamento do projeto, a coordenadora faz balanço positivo daquilo que tem sido as atividades com os idosos. Para Silvana Semedo, a iniciativa está a ter um percurso muito produtivo e almejado, com muita dinâmica e proatividade, havendo forte engajamento, colaboração e participação de todos os elementos, quer por parte dos integrantes bem como da equipa de trabalho.

 A mesma indica que o andamento do projecto tem surtido efeito “muito positivo na vida dos idosos” e argumenta que estes têm sentido realmente úteis, valorizados, estando num ambiente onde sentem “confortáveis, acolhidos e aconchegados e que não estão a ser deixados de fora, ou esquecidos pela sociedade”, pontua esta responsável.

Questionada sobre como acolhimento da iniciativa por parte dos mais velhos, a coordenadora adiantou que foi com “muita entrega, empenho, alegria, espírito de vivacidade, havendo muita familiaridade, e acima de tudo muito interesse.

A titulo de exemplo, Silvana Semedo diz os idosos mostram se muito disponíveis, visto que quando vão ser recolhidos já se encontram prontos, com “uma disposição e disponibilidade incrível para irem participar das atividades no nosso habitual espaço.

Durante estes três meses foram realizados um leque de actividade com os idosos, nomeadamente, palestras sobre diferentes temas, passeio, intercâmbios com outros idosos, desfile de moda, visitas domiciliárias, controlo de tensão e diabete, aulas de dança e de educação física, sessões de “batuko”, entre outros.

Contudo nem tudo tem sido mar de rosas. A equipa tem enfrentado alguns desafios. A responsável aponta a falta de recursos financeiros para cobrir as despesas de transporte e alimentação. Sendo esses dois, as bases para o funcionamento do nosso projecto.

Por outro lado, considera a relação entre os jovens e os idosos de “muita confiança, afectividade, partilha de ideias, experiências, conhecimentos”, pelo que os jovens estão a ter o enorme privilégio de escutar, aprender e saber muito do passado em pessoa.

O projeto tem a duração de seis meses, segundo a responsável, o projecto deveria ter continuidade, uma vez que a relação entre os idosos e a equipa tornou muito coeso para alem de trazer um bem-estar aos participantes e também da equipa.

 “No final do projecto ou seja no encerramento vou chorar de tanta emoção, alegria e felicidade e ao mesmo tempo de tristeza porque infelizmente temos que parar”, finaliza emocionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário