segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Como o papel dos idosos mudou ao longo da história?


Comemoramos ainda o mês da pessoa idosa, neste sentido se mostra bom questionarmos a forma como o papel do idoso mudou ao longo da história.

De onde nós viemos? E como o papel dos idosos mudou ao longo da história? Do ponto de vista histórico, há fatos surpreendentes e muitas vezes tristes sobre a velhice. 

Do ponto de vista biológico, antes do séc. XX, as taxas de expectativa de vida eram, na maior parte, inferiores a 60 anos. Por isso, ninguém esperava o tipo de longevidades que estamos a observar atualmente.

Do ponto de vista sociológico, sempre houve alguma ambiguidade sobre a velhice. A velhice poderia ser vista como uma fonte de sabedoria e prestígio, mas também como um estágio de decrepitude e uma fonte de sofrimento.

Tempos antigos

Embora algumas pessoas fortes e saudáveis chegassem aos 70 anos de idade, a maioria das pessoas morriam antes dos 50 anos. Aqueles que viveram na década de 40 foram tratados com respeito, mas os idosos mais fracos eram considerados um fardo, ignorados e até mortos. 

Nos tempos antigos, a palavra “idoso” era aplicada não de acordo com a idade, mas com a perda de habilidade para executar tarefas úteis.

FONTE: Satanan


Sem comentários:

Enviar um comentário