sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Viva Idosos: Linha Azul realizou 14 atendimento a idosos apenas na primeira semana de funcionamento


A ”Linha Azul”, ou linha solidária é uma iniciativa do projecto Viva Idosos para acompanhar os idosos em situação de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19). Este canal exclusivo para os idosos entrou em funcionamento no dia 01 de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa e já atendeu 14 idosos. 

A Linha Azul para atender idosos do projecto Viva Idosos realizou um total de 14 atendimentos de pessoas apenas na primeira de semana do seu funcionamento. 

O canal de atendimento através de chamadas telefónicas funciona às 3ª, 4ª e aos sábados das 09 às 18 horas e vai permitir o monitoramento da saúde física e psicológica dos beneficiários e assim responder a diferentes problemas impostas pela pandemia da Covid 19 e não só.

Esta iniciativa consiste na disponibilização de parte do dia dos profissionais de saúde (enfermeira e psicóloga) para entrarem em contacto com os idosos de forma a monitorar a saúde física e psicológica dos idosos, para além de confortá-los, uma vez que parte destes vivem na solidão.

De acordo com a enfermeira Sara Semedo, o canal de atendimento “Linha Azul” pretende atenuar os problemas do prolongamento do isolamento social causados à população idosa e fornecer orientações e encaminhamentos, quando necessários.

Segundo a psicóloga Vitória Monteiro, a pessoa idosa é mais susceptível não só aos efeitos da Covid-19, mas também aos do isolamento social. Esse afastamento pode levar o idoso a um quadro de profunda tristeza e solidão, sobretudo aqueles que já vivem sozinhos.

A população idosa já é, em sua essência, um público mais vulnerável, dada a sua condição física e de saúde. O isolamento afecta-os directamente por um período de ausência de contacto social mais prolongado, apontou Vitória Monteiro.

Viva Idosos é um projecto social promovido pelo Movimento Jovens pela Paz, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social. A iniciativa conta com cinquenta  beneficiários dos bairros de Calabaceira, Safende, Ponta d´Agua, São Filipe, Achadinha Pires, Vila Nova e Achada Mato, todos no município da Praia.

Por Cláudia Santos


Sem comentários:

Enviar um comentário