quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nhu,nha dam benson- Resgatar os bons “valores” é importante

A tradição de pedir “benson” está a entrar em desuso. São poucas as crianças ou jovens que pedem para serem abençoados pelos seus pais, padrinhos, madrinhas ou pessoas mais velhas. 

Um dos objectivos do projeto Viva Idosos, iniciativa do Movimento Jovens pela Paz, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social, é o resgate dos valores, hábitos e costumes que se vão perdendo e uma delas é o de pedir bênção aos mais velhos.

Os menos novos certamente foram educados para pedir ‘bênção’ aos pais, que na verdade era mais uma forma de cumprimento. Para outros, bom dia, boa tarde…, para pais, avós, tios, padrinhos, “bênça”.

Com o tempo isso foi mudando e hoje o cumprimento é, muitas vezes: olá, e aí “velha” (o), ‘beleza’, e outras formas coloquiais. Parece que se perdeu o respeito.

Voltando ao título, bênção, que é a palavra correta, me fez lembrar da nossa Teodora “Zita” que faz parte do projecto Viva Idosos que durante a visita domiciliária nos recebeu com bênçãos “Deus te abençoe e te livre de todo o mal”.

Para muita gente, essas atitudes podem parecer ultrapassadas, mas para aqueles que têm fé e um olhar espiritual sobre a realidade, pedir a bênção aos pais e às pessoas idosas é muito mais valioso do que pedir um presente, como algo material.

Pedir a bênção aos pais, antes de dormir ou antes de fazer uma viagem, sempre era um costume em muitas famílias, pelo menos os cristãos. Um valor precioso que os pais e avós de outrora herdaram de seus antepassados.

A bênção vinda dos pais é a própria graça de Deus sobre seus filhos.


Por
Cláudia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário