domingo, 28 de junho de 2020

Viva Idosos: Idosos de São Filipe recebem orientações de como se prevenirem contra a Covid 19


 Catorze idosas do Projecto Viva Idosos residentes em São Filipe, Praia participaram na tarde deste sábado, 27 numa breve palestra sobre a pandemia da Covid 19, orientações de prevenção a várias outras doenças que afectam nesta idade.O grupo foi submetido a avaliação física através de medição da pressão arterial e glicemia, bem como actividades de lazer.

Reunidos na Praça Maria Baessa, em São Filipe e com as devidas adaptações por conta da pandemia da covid 19, um grupo de idosas munidas de máscaras, álcool gel e respeitando o distanciamento participaram nas actividades desenvolvidas pelo projecto Viva Idosos, iniciativa do Movimento

Jovens pela Paz, financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social.
As actividades passaram pela medição da pressão arterial, glicemia e outras avaliações. Na sequência da avaliação física foi possível constatar que a maioria das idosas apresentava alterações no nível de pressão arterial e glicemia capilar o que suscitou preocupação na enfermeira que improvisou uma mini palestra sobre orientações e hábitos saudáveis para combater, lidar e para minimizar os sintomas e riscos das doenças evidenciadas que se configuram nas doenças crónicas. Lembrou ainda a enfermeira que se deve dar atenção especial a alimentação e a tomada correta dos medicamentos para que se tem um controlo adequado dos tais parametros e assim se expor menos dentre factores de risco para a covid 19.

Dentre os cinco principais riscos globais para a mortalidade no mundo, se encontram a hipertensão arterial e o diabetes, reconhecidos factores de risco para as doenças cardiovasculares e causas de óbito na população idosa.

A diabete é uma desordem crónica no metabolismo de glicose, com aumento persistente da glicemia, pode desencadear complicações agudas ou crónicas no sistema cardiovascular, renal e neurológico.

Após a sessão de esclarecimentos e exercícios de alongamento e de respiração, as mulheres seguiram as actividades de lazer, conto de histórias de antigamente, música e dança onde as idosas mostraram quanto valem ao “pilar o batuco e a txabeta” com letra e musica que as mesmas haviam escrito durante a primeira fase do projecto.

As actividades terminaram por volta das 18 horas com o lanche de deliciosas mangas. A equipa notou uma grande alegria, boa disposição das idosas e vontade de regressar ao convívio presencial.

Ainda antes das actividades em São Filipe, a equipa efectou a distribuição de refeição quente a alguns idosos do bairro de Safende.

 

Por Cláudia Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário