sábado, 13 de junho de 2020

Projecto Viva Idosos retoma em força as actividades com visitas domiciliárias


 O Movimento Jovens pela Paz retomou com força neste sábado, dia 13 de Junho as actividades da segunda fase do projecto Viva Idosos, financiada pelo Ministério da Família e Inclusão Social. A iniciativa conta mais uma vez com a parceria da Associação Comunitária Amigos de Safende- ACAS.

A segunda fase do projecto Viva Idosos que teve inicio este sábado terá maior dimensão com duração de seis meses e contará com cerca de 50 idosos das zonas de Calabaceira, Safende, Ponta d´Água, São Filipe, Achada Mato, Achadinha Pires e Vila Nova.


Tendo em conta a situação da pandemia da Covid 19, as actividades iniciaram numa primeira abordagem com visitas domiciliárias incluído avaliação física e clínica dos beneficiários.

Recolha de informação sobre o estado de saúde física e mental dos idosos, entrega de equipamentos de protecção e orientações sobre o uso de mascaras e álcool gel e encaminhamento nos casos que foram necessários.


A equipa composta pela coordenadora do projecto Silvana Semedo, presidente do Movimento Jovens pela Paz, Tiana Tairine, a enfermeira Sara Semedo, a psicóloga Vitória Monteiro, a jornalista Cláudia Santos e a presidente da Associação Comunitária Amigos de Safende- ACAS, esteve devidamente protegida com máscaras, álcool 70 e álcool em gel, luvas e viseira.
A coordenadora do projecto Viva Idosos, Silvana Semedo mostrou-se satisfeita com a retoma das actividades. “É um motivo de grande alegria e satisfação, vimos que mais uma vez o Ministério da Família e Inclusão Social confiaram no projecto tendo financiado novamente pela segunda vez e assim poder retomar as actividades com os idosos”.
Numa segunda abordagem os beneficiários receberão assistência alimentar, sexta básica ou refeição já confeccionado.

Conforme a responsável o primeiro dia de visita domiciliária teve como objectivo ainda fazer o levantamento das necessidades dos idosos para melhor preparar o plano de acção.
Por sua vez a nova enfermeira Sara Semedo faz uma avaliação muito “positiva e precisa” daquilo que foi a primeira visita domiciliária.

“A importância da visita domiciliar a pessoa idosa consiste na investigação e levantamento de dados sobre o processo saúde-doença da mesma e na elaboração e implementação de estratégias e plano de cuidados para supri-los” pontuou.

O objectivo segundo esta profissional de saúde é coletar dados de cunho pessoal e precedentes da doença pessoal e familiar da pessoa idosa, bem como avaliar de forma Céfalo-caudal (cabeça ao pé) o seu estado de saúde a procura de algumas possíveis alterações relacionada a: pele e mucosas: cavidade oral "boca" região de pescoço, tórax: ausculta cardíaca e pulmonar, abdominal e genitália.
Medir e quantificar por meio de parâmetros/sinais clínicos e gerais da saúde, glicemia capilar, frequência cardíaca/pulso, frequência respiratória, temperatura) sendo esses os principais problemas/fatores encontrados.

O movimento Jovens pela Paz, é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant´Egídio que é um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade. Na Praia, são jovens que frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz, tão necessários a nossa sociedade.

 O movimento JxP é um movimento de jovens conscientes que amam e promovem a paz. Primeiro através da sua opção pessoal pela paz nas relações com os outros. A abordagem é através da metodologia Ver; Sonhar e agir.

Dado a situação da pandemia da Covid 19 não é possível de imediato retomar as actividades presenciais com os idosos.


Cláudia Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário