sábado, 24 de agosto de 2019

Colónia de Ferias: Forte aderência e mudanças de comportamento por parte dos participantes marcam as atividades da Colonia de Ferias


Responsáveis da Colónia de Ferias fazem balanço positivo das actividades. Nélida de Sousa, secretária responsável pela Colónia resume assegurando que tem sido “simplesmente fantástica”.


Colónia de Férias 2019 que tem como tema “Fomentando a leitura, demos as crianças um futuro de paz” assume como missão ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes em férias no bairro amado, Safende.

As atividades de abertura tiveram lugar no dia 04 de agosto, frente a capela de Santa Terezinha, Safende. Leitura, jogos, música, dança e muita diversão tem feito parte do dia-a-dia da Colónia de Féria.

Faltam apenas três semanas para o término das atividades Colónia de Férias, iniciativa conjunta do Movimento Jovens pela Paz e a Associação Comunitária Amigos de Safende com objetivo de promover a socialização e permite que a criança tenha uma ocupação saudável durante as férias.

Foram três semanas muito intensivas e de muita entrega. Nélida de Sousa, secretária responsável pela Colónia faz balanço positivo das atividades. “Foram de várias atividades, vários acontecimentos e principalmente bastante aprendizado, ” com toda a certeza tenho aprendido muito mais com eles, do que eles comigo”.

O marco da Colónia, segundo a entrevistada é a mudança de comportamento principalmente dos adolescentes, “antes eles não me davam a mínima mas com o passar do tempo a confiança deles em relação a mim aumentou e eles estão muito mais comportados”.

“A aderência das crianças contínua grande, enquanto os adolescentes são mais resistentes mas como sendo algo novo é de se entender”, assegura.
Como todo qualquer atividade com crianças exige preparação adequado, mas há sempre desafios a ultrapassar. Para a responsável, os maiores desafios tem sido a insuficiência de voluntários e sobretudo nos horários de lanche das crianças, “algo que me tem deixado bastante triste”.

Em jeito de balanço, Nélida acredita que em termos gerais, a Colonia tem sido “simplesmente fantástica”.

O projeto Colonia de férias surgiu da necessidade de caminhar com as crianças nas férias e orientar para a leitura, a brincadeira saudável bem como jogos cooperativos, com uma proposta, pedagogia e linguagem adequadas às crianças e adolescentes. A iniciativa irá decorrer de 04 de agosto a 13 de setembro, no espaço EMPAMONTERU, rua d´Obra, e pretende-se envolver mais de 100 crianças e cerca de 20 voluntários.

Sem comentários:

Enviar um comentário