quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Viva Idosos: queremos aproveitar ao máximo a experiencia destes “livros humano”, Silvana Semedo



A coordenadora do projeto Viva Idosos, Silvana Semedo, foi convidada de hoje no programa radiofónico Café Central da Radio de Cabo Verde.

A iniciativa Viva Idosos é fruto de um protocolo assinado entre o Ministério da Família e Inclusão Social e o Movimento Jovens Pela Paz, iniciativa essa que tem por objetivo contribuir para valorizar a dignidade e sabedoria dos idosos através do acolhimento e serviço aos idosos e interação com os jovens e as crianças.

Qual é o âmbito deste projeto?

O projeto é de âmbito local, a nossa sede situa-se em Ponta d´Água, junto com a Radio Comunitária de Ponta d´Agua, sendo o projeto de âmbito local preferimos abranger os locais mais próximos, nomeadamente de Achada São Filipe, Vila Nova, Calabaceira, Safende, Ponta d Agua, Achadinha Pires e Achada Mato.



O que a Associação esta fazer em prol desses idosos com um pouco mais de experiências de vida?
O movimento Jovens pela Paz esta a promover um leque variado de atividades, nomeadamente sessões semanais, desenvolvemos algumas atividades que promovem, destreza, nomeadamente a questão da customização, colocá-los a cozer em papéis, trabalho manual, visitas domiciliárias, pintura, desenhos, dança, música que eles gostam muito, pretendemos ainda fazer visitas quinzenais em locais de referência.

Também pretendemos levá-los para ás universidades a fim dos mesmos serem os próprios oradores sobre o lema “Ncre fla nhos” porque sabemos que idosos são uma fonte de sabedoria e memória do passado, então partilhar connosco, tipo uma biblioteca para nós.

Quais as vertentes a serem abordados nesta nova ação “Ncre fla nhos” do movimento Jovens pela Paz? Como pretendem aproveitar da experiência da sapiência das pessoas na terceira idade para com os mais jovens?
Pretendemos que os mais velhos contem suas histórias, partilhem suas experiências, sendo os mesmos “livros humanos”, então contam histórias de antigamente, de forma se sentirem úteis. E também partilhas que não se pode encontrar na net.

Em que consubstancia esta parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social?
O Movimento Jovens pela Paz apresentou a candidatura do Ministério da Família e Inclusão Social, sendo selecionada, num investimento em 1200 contos para o projeto com duração de seis meses.

Como é que os jovens de Safende Ponta d Agua, São Filipe, que são os locais de atuação mais próximos do JXP interagem com os mais idosos em termos de relação comportamento, qual é a avaliação que fazem?

Estamos ainda a trabalhar diretamente com os idosos, …. os jovens estão tendo uma boa interação, estão a gostar muito das partilhas de experiências, sentem realmente que os nossos idosos têm muito para dar e gostam de estarem presentes dando o apoio, fazendo com que os idosos se sentem uteis e valorizados. Os jovens começam a ter uma outra visão de que os idosos realmente são importantes e que cada um de nós é um potencial idoso, uma fase em que todos estão sujeitos a chegar, se conservarmos a nossa vida.

Como é que pretendem resgatar a figura do conselheiro, mais experiente, mais velho?
O nosso projeto engloba uma vertente onde propomos a amizade jovens e crianças, porque queremos que os idosos se sintam úteis para educação da geração atual, que já perdeu muitos valores. Queremos engajar os jovens e proporcionar a interação interpessoal com crianças e jovens, de forma a quebrar as barreiras proporcionando a relação interpessoal pessoa a pessoa, entre gerações..

O projeto também enquadra a saúde do idoso? 
Temos uma parceria com o Ministério de Saúde e Segurança Social, no sentido de nos ajudarem na promoção da saúde dos idosos, eles têm esse papel e estão dispostos a colaborarem connosco. Tivemos a oportunidade de participar de uma formação “cuidados com as pessoas idosas” facilitada pela coordenadora nacional do programa cuidado dos idosos e estamos juntos a promover um envelhecimento ativo e saudável dos idosos.






Sem comentários:

Enviar um comentário