terça-feira, 6 de agosto de 2019

Mentoring: “Os jovens precisam ser ouvidos para que possam fazer escolhas adequada para o bem do próprio futuro” Ronaldo Alves







O “Mentoring para jovens” é um projecto promovido pelo Movimento Jovens pela Paz com suporte do Ministério da Família e Inclusão Social tendo por propósito a "inclusão de adictos em recuperação e prevenção da criminalidade através do mentoring aos jovens".

O projeto tem uma duração de três meses, e é financiado pelo Ministério da Família e Inclusão Social em cerca de 300 contos. O mesmo deverá beneficiar 15 jovens dos 15 a 21 anos residentes nos bairros de Ponta d´Água, Safende, Calabaceira e Vila Nova. A iniciativa pretende ainda desenvolver várias atividades como sessões de ‘mentoring’, seguimento e avalização.
As atividades tiveram inicio com a abertura no dia 14 de junho, com a apresentação do projeto, seleção dos “mentorandos” na sede do Movimento Jovens pela Paz, no edifício da Radio Comunitária Ponta d´Agua.

No dia 26 de julho foi um retiro com jovens com afim de proporcionar aos jovens momentos de reflexão pessoal e oportunidade de capacitação em SOFTSKILLS, ou seja conhecimento de habilidades que tem a ver com a Liderança, Inteligência emocional, negociação, relação interpessoal.
Dia sóbrio foi um encontro de convívio entre mentores e “mentorandos” durante o dia inteiro serviu para fortalecer os laços de amizades entre os jovens e os adolescentes.

 por este site, Ronaldo Alves, o coordenador de projecto “Mentoring para jovens” fez um balanço positivo das atividades decorridas ate agora. “Vejo um bom resultado da sessão individual com os mentorandos, pois já se mostram mais abertos e à-vontade em falar dos seus sonhos medos e as dificuldades do dia a dia”.
O coordenador ainda se mostra preocupado... “estamos a ver jovens / adolescentes com medo de ser o que pensam”, de modo que acredita que a escuta é o melhor caminho para orientar os jovens.
O jovem reconhece ainda a necessidade de escuta dos jovens. “Os jovens precisam ser ouvidos para que possam fazer escola adequada para o bem do próprio futuro”.

Ciente das dificuldades e limitações, Ronaldo avança confiante que os mentores (aditos em recuperação vão poder orientar muito bem “mentorandos” e poder partilhar suas experiência de vida em mundos de crimes e consumo de drogas.

Jovens pela Paz - JxP, é um movimento mundial de jovens que nasceu no seio da comunidade de Sant egídio que é um movimento internacional muito conhecido na promoção da paz e mediação de conflitos e cultura de encontros e fraternidade. São jovens que frequentaram a escola da paz e ou são amigos e que estando em idade jovem sentiram também o dever de colaborar na promoção da cultura vida e de paz, tão necessários a nossa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário