quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Viva Idosos: Idosos refletem sobre “valores” nos dias de hoje



O momento de hoje foi dedicado a reflexão de “valores humanos”, e sobre este assunto os idosos mostraram estar bem informados e experienciados. O comportamento do jovem de hoje e de antigamente são bem distintas.

É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos, aprendemos com as experiências da vida, e vivemos aquilo que quando formos mais velhos vai ser a fonte da nossa sabedoria. 


Ser jovem hoje é diferente do que era ser jovem na época dos nossos pais e avós. O mundo mudou muito, e muitas coisas que existiam, hoje já não existem mais. Com a revolução tecnológica o mundo tornou se essencialmente digital.
“Hoje em dia é normal ver uma mulher com mulher e rapaz com rapaz”, quem diz é o senhor Mimoso que acredita que o comportamento a forma de educar, hoje é diferente.



Dona Idalina acrescente que “a sociedade de hoje perdeu muitos valores”. Dona Fátima que também se mostra muito experienciada adianta “antigamente sentávamos na rua até “as tantas da noite” e ninguém nos mexiam, hoje mesmo dentro das nossas casas corremos risco.
Apesar de muitas mudanças, há coisas na vida do jovem de hoje em dia que são como sempre foram e sempre serão, assim sendo há quem fala ainda em crise de valores. Entre todos os males que acontecem na sociedade, foi referenciado os frequentes episódios de assaltos a mão armada, algo que se mostram preocupados.
Após a reflexão os idosos tiveram a oportunidade de apreciarem a peça teatral “O Filho Pródigo”, onde cada um refletiu e comentou sobre o mural da história e identificaram algumas cenas que acontecem hoje em dia.
A iniciativa Viva Idosos é fruto de um protocolo assinado entre o Ministério da Família e Inclusão Social e o Movimento Jovens Pela Paz, iniciativa essa que tem por objetivo contribuir para valorizar a dignidade e sabedoria dos idosos através do acolhimento e serviço aos idosos e interação com os jovens e as crianças.


Sem comentários:

Enviar um comentário